Quando ocorre o conflito? O conflito entre gatos pode se desenvolver quando seu status ou acesso a recursos é desafiado por outros animais (incluindo humanos) em casa ou por gatos de fora. Os humanos, sem saber, contribuem para o conflito gritando ou jogando coisas ou favorecendo um gato em detrimento de outro.
Em uma luta contra um cão e um gato, geralmente é o gato que sai ferido. No entanto, isso nem sempre é o caso. Alguns cães também podem se machucar, especialmente se forem menores ou tiverem olhos um pouco mais salientes (pense em Shih Tzus).
Mas, apesar do quadro geral de harmonia, a pesquisa revelou que os gatos eram de longe os mais antagônicos dos animais. Os proprietários relataram que os gatos eram três vezes mais propensos a ameaçar seus companheiros caninos do que vice-versa, e 10 vezes mais propensos a machucá-los em uma briga.
Os gatos não guardam rancor e rapidamente perdoam e esquecem incidentes pontuais. Eles querem perdoar as transgressões humanas como um ato de autopreservação, tanto quanto qualquer outra coisa. Torne isso mais fácil para o seu gato, proporcionando um ambiente acolhedor e confortável.
Sim, os gatos podem ficar com ciúmes.
Você pode experimentar os mesmos sentimentos em relação à sua própria casa ou aos entes queridos! Os felinos podem facilmente ficar com ciúmes de gatos, cachorros e outros animais. Eles também podem ficar com ciúmes se seus donos estiverem mais atentos às tarefas diárias ou a um hóspede da casa.
Reconhecer a agressão e assustar um gato agressivo sem contato físico geralmente é eficaz. Evite situações que você sabe que tornam um gato agressivo. Separe os gatos que agem agressivamente uns contra os outros e reintroduza lentamente com reforço positivo, conforme descrito na seção Agressão Territorial.
Diga alguma coisa: assuste seu gato com um “ai” alto ou outra palavra para acabar com qualquer comportamento áspero. Isso é eficaz para gatos que são agressivos com as pessoas e podem morder ou agarrar seu braço ou perna.
Pulverizar seu gato com água pode ter efeitos negativos a longo prazo. Além do desconforto físico, borrifar água no seu gato não ensina o melhor comportamento ao seu gato e pode acabar confundindo-o seriamente.