O cocô saudável é geralmente maleável (como massa de modelar: nem muito mole, nem muito duro) e tem a forma de um Tootsie Roll. Isso é considerado o padrão-ouro para cocô: seu gatinho está evacuando normalmente. As fezes saudáveis são de cor marrom escura, mas não muito escuras, pois o cocô enegrecido pode significar sangue nas fezes.
O cocô geralmente cheira melhor em comida úmida, embora muito dependa da qualidade da comida. Se você está alimentando alimentos úmidos com muitos grãos e enchimentos, pode não haver muita diferença. Alimentos de alta qualidade, tanto úmidos quanto secos, reduzirão o cheiro do cocô e reduzirão o volume.
É importante certificar-se de que os produtos que você dá ao seu gato são cuidadosamente inspecionados e introduzidos lentamente. Petiscos ou novos alimentos (enlatados ou secos) podem causar diarreia se estiverem contaminados, forem introduzidos repentinamente, contiverem ingredientes tóxicos para os gatos ou ingredientes aos quais os gatos são alérgicos.
Se a dieta do seu gato não for bem equilibrada ou for difícil de digerir, ele pode ter cocô com mau cheiro. Doença inflamatória intestinal. Isso geralmente é causado por alergias a alimentos. As alergias mais comuns são a carne, peixe e frango [1].
Dieta pobre
Mas, se eles estão comendo alimentos de baixa qualidade ou estão comendo demais, as fezes fedidas podem ser o resultado. Isso pode ser acompanhado por ganho de peso ou fome excessiva. Dê um upgrade ao seu gatinho!
A causa de fezes fétidas em gatos ou humanos pode ser muito semelhante. Pode ser o alimento ingerido, as bactérias no cólon1 e, ocasionalmente, sérios problemas de saúde. Além disso, a diarreia e a presença de excesso de gases podem causar maus odores. Muitos distúrbios felinos são acompanhados por diarréia e fezes fétidas.