“Muitas pessoas acreditam que os gatos só precisam comer comida enlatada e não serão saudáveis se comerem comida seca”, diz Larsen, observando que a maioria dos gatos pode se dar bem com ambos.
A resposta curta é sim, você pode misturar comida de gato úmida e seca. Há muitas razões para fazê-lo. Muitos gatos preferem alimentos úmidos, por isso é um bom tratamento e os incentiva a comer de forma saudável. Alimentos úmidos e alimentos secos também oferecem benefícios únicos à saúde quando alimentados juntos.
Com que frequência os gatos devem comer comida úmida? O que os veterinários recomendam? A comida úmida não é uma refeição especial ou um deleite ocasional. Os gatos podem e devem comer ração úmida todos os dias porque ela combina melhor com o sistema digestivo felino do que ração seca ou semi-úmida.
Por quê? Porque o maior teor de umidade dos alimentos crus ou enlatados desempenha um papel importante na saúde geral e na hidratação de um gato. Os alimentos secos não são uma má opção para o seu gato, mas devem sempre ser complementados diariamente com alimentos húmidos para fornecer a humidade dietética necessária com as suas carnes saborosas.
Por três a quatro semanas, os gatinhos podem começar a comer ração seca umedecida ou comida úmida. Entre seis e oito semanas, os gatinhos são totalmente desmamados do leite da mãe e podem comer ração seca ou úmida.