Nós, humanos, há muito percebemos o ronronar como um simples sinal de prazer, em particular, contentamento com nossa companhia. Embora o contentamento pareça produzir ronronar, os gatos também ronronam quando assustados ou ameaçados.
A realidade é que por trás de todos os carinhos e ronronar há um animal que melhora a saúde mental diminuindo o estresse, oferecendo companhia, ronronando a dor e servindo como um animal de terapia. Adotar um gato é basicamente como adotar um apaziguador de estresse ambulante, miado, atrevido.
O ronronar geralmente é um sinal de contentamento, embora nem sempre indique felicidade. Um gato que está doente ou ansioso às vezes ronrona como conforto. No entanto, na maioria das vezes, se o seu gatinho está se esfregando em você e ronronando alto, é um sinal de carinho ou está pedindo algo, como comida.
Embora possa ser difícil de acreditar para alguns, um gato é mais do que capaz de defendê-lo. Na verdade, um gato às vezes pode ser quase tão protetor quanto um cachorro. No entanto, é improvável que um gato recorra à agressão física, a menos que seja essencial. Enquanto a resposta natural de um gato é fugir de problemas, um gato pode defender seu dono.
Dormir com você fornece segurança e uma defesa extra se um predador lançar um ataque noturno. Eles dormem com você porque confiam em você, sabem que você não é um perigo e você também pode fornecer uma camada extra de defesa, se necessário.
Eles estão procurando por segurança
“Você pode dar ao seu gato um nível extra de segurança durante o sono, um momento em que ele está mais vulnerável.” Se o seu gato dorme perto de você, significa que ele confia em você e se sente seguro com você ao seu lado.
Fortalece o vínculo – Gatos que dormem com seus humanos estão mais próximos deles. Esse aconchego confortável os ajuda a sentir mais confiança e segurança com seus donos. Está quentinho – Para quem sente frio com facilidade, um gato na cama é o aquecedor de pés perfeito.
Vários pesquisadores mostraram que frequências sonoras nessa faixa podem melhorar a densidade óssea e promover a cicatrização. Essa associação entre as frequências dos ronrons dos gatos e a melhora na cicatrização de ossos e músculos pode ajudar alguns humanos.
Uma coisa sobre a qual temos bastante certeza é que o ronronar não é um reflexo involuntário; gatos ronronam intencionalmente (ou de propósito). Portanto, quando sua bola de pêlo fofa e amigável sobe em seu colo e começa aquele som mágico e místico, você deve se sentir honrado - ou encantado.